person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Vereadores realizam limpeza do monumento de José Loureiro da Silva

Estátua foi alvo de pichação em Porto Alegre

Um grupo de vereadores realizou a limpeza do monumento do ex-prefeito José Loureiro da Silva | Foto: Alina Souza

Um grupo de vereadores realizou nesta quarta-feira a limpeza do monumento em homenagem ao ex-prefeito de Porto Alegre José Loureiro da Silva. A iniciativa, que contou com a participação dos parlamentares Ramiro Rosário, comandante Nádia, Fernanda Barth, Mari Pimentel, Felipe Camozzato, Jessé Sangali e Alexandre Bobadra, foi realizada em frente à Câmara Municipal de Porto Alegre, na avenida Loureiro da Silva. 

A estátua foi alvo de pichação. Segundo o vereador Ramiro Rosário, a ação do grupo simboliza o resguardo à história, o respeito aos líderes que ajudaram a moldar a Capital moderna e o zelo pela cidade. "Queremos com essa ação valorizar a história de Porto Alegre", ressaltou.

Rosário disse que os responsáveis pelo ato acabam por depredar patrimônio público e privado da cidade. "Vamos fazer outras ações dessas pela cidade como forma de preservar o patrimônio público da cidade", acrescentou. Segundo ele, a Prefeitura gasta cerca de R$ 1,5 milhão por mês com a remoção de pichações e atos de vandalismo contra a iluminação pública. "São recursos financeiros que poderiam ser destinados para a educação ou a saúde", ressaltou. 

A comandante Nádia disse que o ato teve o objetivo de preservar a história de Porto Alegre. "Temos obrigação como vereadores de fiscalizar o nosso patrimônio público", explicou. A vereadora disse que é dever do Legislativo municipal preservar a história e estender ações como a limpeza do monumento de Loureiro e da Silva Silva para os jovens.

José Loureiro da Silva governou Porto Alegre duas vezes: de 22 de outubro de 1937 a 15 de setembro de 1943 e de 1º de janeiro de 1960 a 1º de janeiro de 1964. São obras suas na primeira administração, entre outras: as avenidas Farrapos e Salgado Filho, as ruas André da Rocha e Jerônimo de Ornellas, o ajardinamento definitivo do Parque da Redenção, a pavimentação de estradas, o saneamento do Arroio Dilúvio e de grandes áreas da cidade, a implantação de 300 km de redes de água, novos reservatórios, a usina de recalque da rua Voluntários da Pátria, e  o Centro de Saúde Modelo. Loureiro da Silva faleceu em julho de 1964.

Cláudio Isaías