person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Viagem experimental de Catamarã de Porto Alegre até Barra do Ribeiro deverá ser realizada em 2019

Dados técnicos da Metroplan indicam que o trajeto seria feito em 50 minutos

Proposta de criar uma linha do catamarã entre o Cais Mauá, em Porto Alegre, e o município de 13 mil habitantes que fica distante 55 quilômetros da Capital, é antiga e chegou a ser prometida para fevereiro de 2018 | Foto: Barra do Ribeiro / Divulgação / CP

A primeira viagem experimental de Catamarã de Porto Alegre até Barra do Ribeiro deverá ser realizada até o final deste ano. Uma Parceria público-privada pretende viabilizar o projeto com a revitalização do antigo atracadouro do Engenho Santo Antônio, segundo informou nesta segunda a prefeitura de Barra do Ribeiro. A proposta de criar uma linha do catamarã entre o Cais Mauá, em Porto Alegre, e o município de 13 mil habitantes que fica distante 55 quilômetros da Capital, é antiga e chegou a ser prometida para fevereiro de 2018.

O projeto de criar uma linha do catamarã de Porto Alegre até Barra do Ribeiro tem a ver com a revitalização do atracadouro que será feito pela prefeitura de Barra do Ribeiro, que pretende buscar os recursos financeiros junto a iniciativa privada. O clube Veleiros do Sul chegou a entrar como parceiro, interessado em criar uma filial no local, mas, com a saída do comodoro Eduardo Ribas, a parceria foi deixada de lado. Ribas, no entanto, se manteve como voluntário na revitalização, e realiza mudanças no projeto.

A revitalização começou em 2018, ainda com o projeto elaborado junto ao Veleiros do Sul. A implantação do transporte hidroviário prevê a recuperação das instalações físicas do prédio do Engenho Santo Antônio, que servirá para abrigar, além da hidroviária, inúmeras atividades, tais como lojas de artesanato e restaurantes. A área conta com mais de 10 mil metros quadrados.

Dados técnicos da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) indicam que o trajeto Porto Alegre/Barra do Ribeiro seria feito em 50 minutos.  A prefeitura de Barra do Ribeiro informou que além da linha do catamarã a ideia é ter uma escola com cursos profissionalizantes, um centro de eventos, teatro, comércio, escritórios, atelier, museu e um deck, além do terminal hidroviário/rodoviário. O transporte poderá ser feito pela CatSul, empresa que opera o catamarã entre Porto Alegre/Guaíba.

A Metroplan afirma que não vê problemas na criação de uma linha até Barra do Ribeiro, mas que o antigo trapiche não possui condições de garantir que uma embarcação possa atracar com segurança. Os requisitos estabelecidos para disponibilizar a linha compreende a revitalização do atracadouro e a reorganização do transporte municipal da cidade para que os usuários possam chegar até o local. O prefeito de Barra do Ribeiro, Jair Machado, disse que ainda faltam realizar as obras do atracadouro e de reforma da rua e do entorno do Engenho Santo Antônio. "Existem empresas  que já manifestaram interesse em instalar um restaurante, um banco e um supermercado no complexo do Engenho Santo Antônio", destacou. 

Cláudio Isaías