person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Aeroporto de Cabul volta a operar, informa o Pentágono

Funcionamento havia sido interrompido após problemas de segurança que levaram à suspensão das operações de evacuação

Major-general Hank Taylor, especialista em logística do Estado-maior conjunto do Pentágono | Foto: Alex Wong / Getty Images via AFP / CP

O aeroporto de Cabul retomou suas operações na madrugada desta terça-feira, hora local, depois que as forças norte-americanas o fecharam por horas após problemas de segurança que levaram à suspensão das operações de evacuação, informou um general norte-americano. O terminal aéreo na capital afegã reabriu às 16h35 de Brasília nesta segunda, informou o major-general Hank Taylor, especialista em logística do Estado-maior conjunto do Pentágono.

Ele afirmou que um avião de transporte C-17 tinha pousado com homens da Marinha americana a bordo, e que uma segunda aeronave levando uma unidade do exército aterrissaria em breve para ajudar a garantir a segurança no aeroporto. Taylor disse que os Estados Unidos estavam "a cargo do controle do tráfego aéreo" no Aeroporto Internacional Hamid Karzai (HKIA) para voos militares e comerciais.

Ele acrescentou que já havia cerca de 2.500 soldados americanos em Cabul para ajudar a organizar a evacuação de milhares de americanos e afegãos que trabalhavam como tradutores e em outras tarefas. Por volta da meia-noite desta segunda, hora dos Estados Unidos, disse que podia haver entre 3.000 e 2.500 em terra.

"Neste momento estamos concentrados em manter a segurança no aeroporto HKIA, continuar acelerando as operações aéreas, enquanto protegemos os americanos e civis afegãos", disse.

O aeroporto de Cabul foi fechado na segunda-feira depois que uma multidão de civis invadiu as pistas, informou o Pentágono. Vídeos do terminaram mostraram centenas de afegãos entrando nas pistas e tentando impedir a decolagem de um dos aviões americanos. Enquanto isso, dois homens armados afegãos foram mortos pelas forças americanas enquanto milhares tentavam embarcar nas aeronaves.

AFP