person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ato contra racismo termina em um morto e um ferido nos EUA

Autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre as circunstâncias da morte do manifestante

Morte de Breona Taylor em março ajudou a alimentar uma campanha contra o racismo e a brutalidade policial nos EUA | Foto: Stephen Maturen / AFP / CP

Uma pessoa morreu, e outra ficou ferida, em um tiroteio em um ato do movimento Black Lives Matter na cidade de Louisville, no estado americano do Kentucky - informou a polícia.

O incidente aconteceu no sábado, no Jefferson Square Park, no centro de Louisville, onde manifestantes se reúnem há semanas para protestar contra o assassinato da afro-americana Breona Taylor.

A morte de Breona em março ajudou a alimentar uma campanha contra o racismo e a brutalidade policial nos Estados Unidos que eclodiu com a morte de George Floyd. O homem negro foi morto por um policial branco, após ser sufocado com um joelho no pescoço por quase nove minutos. Seus apelos de "não consigo respirar" se tornaram o motor de uma campanha contra o racismo que se espalhou pelo mundo.

O prefeito de Louisville, Greg Fischer, disse estar "profundamente triste pela violência".

Antes do tiroteio, Fischer havia pedido aos manifestantes que ficassem longe do parque, depois que o "Louisville Courier Journal" informou que "grupos patriotas armados" planejavam confrontar os ativistas.

As autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre as circunstâncias da morte do manifestante.

AFP