person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Aumenta para dois o número de mortos após explosão em estação de tratamento na Alemanha

Cinco pessoas estão entre os desaparecidos

| Foto: Roberto Pfeil / AFP / CP

Uma explosão de origem desconhecida em uma estação de tratamento de resíduos deixou ao menos duas mortes, 31 feridos - três deles graves - e cinco desaparecidos em Leverkusen cujos habitantes foram instados a não deixarem suas casas.

Uma enorme coluna de fumaça preta, visível de longe, emergiu durante todo o dia da área do desastre, um centro de armazenamento de resíduos e um incinerador, próximo a um parque industrial especializado em produtos químicos. "A busca por desaparecidos continua intensamente. Infelizmente, a esperança de encontrá-los com vida diminui", declarou Lars Friedrich, diretor de Chempark, onde está localizada a fábrica de reciclagem Usenta.

A explosão, seguida por um incêndio localizado, ocorreu por volta das 9h40 (04h40 de Brasília). E o incêndio derivado da explosão foi contido após várias horas de trabalho dos bombeiros.

A ex-subsidiária da gigante química Bayer disse que os moradores de Leverkusen foram instados a "ficar em quartos trancados, desligar o ar-condicionado e, por precaução, fechar portas e janelas". O incidente é classificado como de "perigo extremo", de acordo com o aplicativo de alerta nacional de desastres Nina.

A estação está localizada no limite de um parque industrial que reúne empresas do setor químico, um dos maiores do gênero na Europa, nos arredores de Leverkusen e a cidade, que tem cerca de 160.000 habitantes, está localizada a cerca de vinte quilômetros de Colônia.

As medições da qualidade do ar mostram que a população de Colônia "não está em perigo", tuitou o corpo de bombeiros desta cidade de mais de um milhão de habitantes.  Cerca de 360 bombeiros e policiais foram mobilizados para este incidente.

"Eu ouvi o terrível som da explosão e imediatamente fechei as janelas e portas", relatou no Twitter Elke Bitzer, que mora perto da fábrica. "Foi um boom e tanto, parecia um cogumelo atômico", comentou na rede social "Halfchicken666".

Qualidade do ar

A possível poluição na área é monitorada pela cidade de Leverkusen que, no entanto, detectou, no final da tarde, "nenhum aumento das cargas poluentes". A prefeitura informou que a precipitação empoeirada consistia em "partículas do tamanho de um centavo ou mesmo de uma moeda de euro com consistência oleosa". "Portanto, é recomendável não levar fuligem para dentro de casa, ou seja, tirar os sapatos e deixá-los na porta", acrescentou.

Durante uma coletiva de imprensa em Leverkusen, o diretor da Chempark, Lars Friedrich, explicou que estavam em andamento expertises para identificar a composição da nuvem de fumaça.

Canal de comunicação

O destino desta cidade às margens do Reno está ligado há décadas ao setor químico, o terceiro ramo industrial alemão. O prefeito da cidade, Uwe Richrath, falou de "um dia obscuro para o povo de Leverkusen".

Por conta disso, uma linha direta foi criada para responder às perguntas dos residentes preocupados. E os residentes também foram solicitados a relatar quaisquer avistamentos de fuligem ou resíduos para que sejam examinados.

Explosão

O incêndio que se seguiu à explosão e atingiu os tanques de solvente foi extinto após várias horas de intervenção dos bombeiros. Três dos tanques "foram completamente ou parcialmente destruídos", disse Friedrich, tornando impossível dizer precisamente onde ocorreu a explosão.

AFP