person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Austrália vai comprar até cinco submarinos americanos de propulsão nuclear

Os equipamentos serão entregue a partir de 2030

Os equipamentos serão entregue a partir de 2030 | Foto: JIM WATSON / AFP / CP

A Austrália vai comprar três submarinos de propulsão nuclear americanos de tipo "Virginia" com opção de compra para mais dois, anunciou o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.

Os submarinos serão entregues a partir de 2030, como parte da nova aliança militar AUKUS, integrada por Estados Unidos, Austrália e Reino Unido, afirmou Sullivan aos jornalistas a bordo do Air Force One.

O presidente americano Joe Biden, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, se reúnem nesta segunda em uma base naval de San Diego para formalizar o projeto. O programa será desenvolvido em três fases.

Em uma primeira etapa, a Austrália se familiarizará com os submarinos de propulsão nuclear, já que não possui tecnologia nuclear, militar ou civil. Isso será feito através do "treinamento" de marinheiros, engenheiros e técnicos, disse Sullivan.

O objetivo, acrescentou, é "implementar" submarinos americanos e britânicos na Austrália ao longo desta década.

Em uma segunda fase, a Austrália irá comprar três submarinos americanos de propulsão nuclear do tipo "Virginia", com opção para adquirir outros dois. Os submarinos serão entregues a partir de 2030.

Finalmente, em uma terceira fase, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido unirão forças para uma nova geração de submarinos, denominados SSN-AUKUS, anunciou o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca.

Estes dispositivos, de propulsão nuclear e com armas convencionais, requerem "investimentos importantes" nos três países, disse.

Os submarinos de propulsão nuclear são difíceis de detectar, podem se deslocar por grandes distâncias durante longos períodos de tempo e transportar sofisticados mísseis de cruzeiro.

AFP