person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Avião desaparece na Indonésia com 189 pessoas a bordo

Socorristas afirmam que aeronave teria caído no mar

Avião desaparece na Indonésia com 188 pessoas a bordo | Foto: Roni Bayu / AFP / CP
Uma avião da companhia aérea indonésia de baixo custo Lion Air, que fazia um voo doméstico, desapareceu nesta segunda-feira (noite de domingo no Brasil) dos radares pouco após decolar do aeroporto de Jacarta com 189 pessoas a bordo e socorristas afirmam que a aeronave teria caído no mar.

O controle aéreo perdeu contato com a aeronave logo após as 6h30min locais (20h30min de domingo, hora de Brasília), dez minutos depois de decolar com destino a Pangkal Pinang, cidade situada na ilha de Bangka, em frente a Sumatra. "É verdade que perdemos o contrato com o voo Lion Air JT 610. Transmitimos a informação às equipes de resgate", declarou Yohanes Harry Douglas, porta-voz da AirNav Indonesia em um comunicado.

Segundo os socorristas, a aeronave teria caído em frente à costa indonésia. A aeronave levava 188 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação. "O avião levava 178 passageiros adultos, uma criança e dois bebês, assim como dois pilotos e cinco membros do pessoal de cabine", declarou Sindu Rahayu, diretor-geral da aviação civil no ministério dos Transportes. "O avião solicitou para voltar à sua base antes de desaparecer dos radares", acrescentou o funcionário, em um comunicado.

O portal de acompanhamento de voos Flightradar mostra, em um mapa, a trajetória da aeronave, um Boeing 737 mAX 8, que, após decolar na direção sudoeste, gira para o sul e depois para o nordeste antes de parar sobre o mar de Java, não muito longe da costa. 

Outros acidentes

A Indonésia, um arquipélago do sudeste asiático com 17 mil ilhas e ilhotas, é muito dependente do transporte aéreo, e os acidentes são frequentes. Um adolescente de 12 anos sobreviveu em agosto a um acidente que deixou oito mortos em uma zona montanhosa da província remota de Papua. Em dezembro de 2016, 13 pessoas morreram na queda de um avião militar em Timika, também em Papua.

Em agosto de 2015, um ATR 42-300 da companhia indonésia Trigana Air, que transportava 44 passageiros adultos, cinco crianças e cinco integrantes da tripulação, todos indonésios, caiu nas montanhas Bintang. Ninguém sobreviveu à tragédia.

A Lion Air já sofreu vários incidentes. Em agosto de 2017, um Boeing da empresa danificou uma asa de um ATR-72 da companhia Wings Air que aguardava para decolar no aeroporto internacional de Kualanamu, em Medan, terceira maior cidade do país. Em maio de 2016, dois aviões do grupo Lion Air colidiram na pista do aeroporto de Soekarno-Hatta, na periferia de Jakarta.

Em abril de 2013, um Boeing da empresa não conseguiu pousar na pista do aeroporto internacional de Denpasar, em Bali, e caiu no mar. As 108 pessoas a bordo sobreviveram no incidente que deixou 40 feridos. A Lion Air é uma filial do Lion Group, que possui mais quatro companhias: Wings Air e Batik Air na Indonésia, Malindo Air na Malásia e Thai Lion Air na Tailândia.

AFP