person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Britânicos decidem hoje em referendo se permanecem na União Europeia

Mais de 46 milhões de pessoas participarão da votação

Britânicos decidem hoje em referendo se permanecem na União Europeia | Foto: Adrian Dennis / AFP / CP
Os postos de votação no Reino Unido já estão abertos. Está sendo realizado nesta quinta-feira o referendo sobre a permanência do país na União Europeia (UE). Os britânicos devem definir o destino do país respondendo à questão: "O que deve fazer o Reino Unido: permanecer na União Europeia ou sair da União Europeia?"

A Comissão Eleitoral informou à agência russa RIA Novosti que participarão da votação 46,5 milhões de pessoas, sendo 24,1 mil residentes em Gibraltar (território britânico na Espanha). Inicialmente, os resultados das pesquisas mostravam que apoiadores e contrários à permanência da Grã-Bretanha no bloco tinham uma proporção de 50% por 50%. Entretanto, posteriormente, o número dos que eram a favor da saída cresceu de forma constante.

Às vésperas do referendo, os que apoiam a permanência na União Europeia intensificaram a campanha. Contra o Brexit - união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e Exit (saída, em inglês - estão membros do governo britânico e empresários que alertam sobre uma recessão iminente, aumento dos preços e dos impostos. Segundo a última pesquisa, 51% dos britânicos querem que o país continue parte da UE.

Os apoiadores do Brexit acusaram os que se opõem à proposta de aterrorizar a população e de manipular a informação. A mídia já chamou o que está se desenvolvendo de "campanha de atemorização". A apuração dos votos começa pouco depois do fechamento dos postos de votação, às 22h (horário local) ou 18h (horário de Brasília). Os primeiros resultados serão divulgados à noite. Os resultados oficiais serão conhecidos nesta sexta-feira, em Manchester.

Agência Brasil