person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cesare Battisti cumprirá pena em prisão de segurança máxima na Sardenha

Ministro da Justiça da Itália, Alfonso Bonafede, anunciou mudança do local onde o terrorista passará o resto da vida

Ministro da Justiça da Itália, Alfonso Bonafede, anunciou mudança do local onde o terrorista passará o resto da vida | Foto: Alberto Pizzoli / AFP / CP
O ministro da Justiça da Itália, Alfonso Bonafede, anunciou em coletiva de imprensa que Cesare Battisti não ficará preso até o fim da vida no centro de detenção de Rebibbia, na periferia de Roma, como havia sido informado anteriormente. Ele foi encaminhado para o escritório de imigração, de onde será transferido para o presídio de Oristano, localizado na ilha da Sardenha, ao sul do país. Conforme o jornal Corriere Della Sera, trata-se de uma prisão de segurança máxima aberta em 2012 e que tem capacidade para abrigar 266 detentos.

A estrutura é dividida em cinco seções, cada uma das quais abriga 20 celas onde vivem de dois a três prisioneiros. A população carcerária é de 262 pessoas e composta em grande parte por prisioneiros comuns. Entre eles, membros de uma gangue que em outubro de 2018 foram responsáveis pelo assassinato brutal de um jovem morto, picado e depois jogado em um lago perto de Macomer. Até 2017, o chefe da Máfia Capitale, Massimo Carminati, esteve entre esses muros. Em Oristano, ninguém jamais tentou escapar.  

O avião que levou o ex-ativista de volta à Itália chegou às 8h37min (horário de Brasília) desta segunda-feira a Roma. Cercado pelos agentes de departamentos especiais, Battisti deu uma espécie de sorriso para câmeras e fotógrafos que imortalizaram o momento da chegada. "Agora eu sei que vou para a cadeia", disse, conforme o Corriere Della Sera. 


Correio do Povo