person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Chanceler brasileiro projeta nova reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Israel e o Hamas

Encontro do colegiado terminou sem consenso sobre texto de resolução nesta sexta-feira

| Foto: Paulo Filgueras / ONU / Divulgação / CP

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta sexta-feira a jornalistas que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) pode se reunir novamente para debater uma resolução sobre o conflito entre Israel e o Hamas. Mais cedo, houve uma reunião do colegiado, que terminou sem consenso. O Brasil ocupa a presidência rotativa do Conselho este mês.

"A Rússia informou ao conselho no final da reunião que está circulando um texto, e esse texto não atende a necessidade de todos os países. Então, no final da reunião, os demais membros pediram ao Brasil, na qualidade de presidente, que fizesse consulta com todos os lados para que chegássemos em uma redação que fosse aceitável por todos", afirmou Vieira. "E pode haver ainda sim convocação de uma nova reunião para aprovar esse novo trecho."

Segundo o chanceler brasileiro, os membros do Conselho de Segurança pediram ainda que Israel conceda mais tempo para que civis deixem a Faixa de Gaza. Vieira afirmou ainda ter conversado mais cedo com seu homólogo israelense, Eli Cohen, sobre o tema. Israel tem se preparado para uma grande operação militar de invasão por terra e, por isso, ordenou a evacuação da região.

"Todos os 15 países-membros do Conselho de Segurança fizeram apelo para que saída (de civis) seja feita da maneira mais ordenada o possível", afirmou Vieira a jornalistas.

AE