person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Conselho de Segurança da ONU terá reunião urgente sobre Coreia do Norte

Ataque contra ilha da Coreia do Sul matou dois soldados

O ataque matou dois soldados de Seul e deixou vários feridos | Foto: STR / AFP
O Conselho de Segurança da ONU prepara uma uma reunião urgente após o ataque da Coreia do Norte a uma ilha da Coreia do Sul. A informação foi dada em Paris por uma fonte diplomática francesa. Minutos antes, a ministra francesa das Relações Exteriores, Michele Alliot Marie, pediu em um comunicado o fim das provocações de parte da Coreia do Norte.

A chefe da diplomacia de Paris condenou os disparos de artilharia norte-coreanos contra a ilha sul-coreana de Yeonpyeong que matou dois soldados de Seul e deixou vários feridos. "A França pede à Coreia do Norte o fim das provocações e uma abstenção de qualquer novo ato que possa agravar a tensão na região", disse. A ministra francesa também saudou o espírito de responsabilidade demonstrado pelas autoridades de Seul.

A Coreia do Norte disparou nesta terça-feira quase 50 peças de artilharia contra uma ilha sul-coreana, matando dois soldados e deixando outras 18 pessoas feridas.O ataque provocou uma resposta imediata da Coreia do Sul e um aumento da tensão após a revelação de um novo programa de enriquecimento de urânio de Pyongyang.

Segundo o canal YTN, quase 50 obuses caíram na ilha de Yeonpyeong, que tem 1.000 habitantes, localizada no Mar Amarelo, em uma área disputada pelas duas Coreias e que já registrou incidentes no passado. Dois soldados sul-coreanos morreram no ataque. Ao anunciar o balanço, o general Lee Hong-Ki informou ainda que cinco militares estão gravemente feridos e outros 10 sofreram ferimentos leves. Além disso, três civis foram feridos.

Os disparos foram executados dois dias depois que um cientista americano revelou a existência de um novo programa de enriquecimento de urânio na Coreia do Norte, o que aumentou a tensão e a preocupação de Washington e de seus aliados.

Leia mais

Rússia condena bombardeio norte-coreano contra ilha da Coreia do Sul

Casa Branca condena ataque norte-coreano

Após ataque, Coreia pode agir para estabilizar mercados

Japão fica em alerta devido a conflito entre Coreias

Ataque da Coreia do Norte contra ilha sul-coreana deixa países em alerta máximo

Bookmark and Share

AFP