person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Deputados pró-Brexit viram de costas durante hino europeu

Parlamentares britânicos protestaram em primeira sessão da nova legislatura

De costas, 29 deputados britânicos protestaram no Parlamento Europeu | Foto: Frederick Florin / AFP / CP

Os eurodeputados do Partido do Brexit, de Nigel Farage, viraram de costas nesta terça-feira durante a execução do hino europeu na primeira sessão da nova legislatura do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. Os eurodeputados foram convidados a ficar de pé para ouvir o hino europeu, mas os 29 parlamentares britânicos, eleitos enquanto o Reino Unido se prepara para sair da União Europeia, expressaram sua oposição e ficaram de costas enquanto os músicos tocavam a "Ode à Alegria" de Beethoven.

O Partido Conservador britânico anunciará em 23 de julho o nome de seu novo líder e, portanto, novo primeiro-ministro, após a renúncia de Theresa May por sua incapacidade de cumprir com o Brexit. O ex-chanceler Boris Johnson é o grande favorito nesta disputa em que enfrenta o atual ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt.

Na semana passada, Johnson considerou que seria "estranho" se a União Europeia (UE) adotasse tarifas contra os produtos britânicos em caso de Brexit sem acordo. Ao destacar que neste caso o Reino Unido não adotaria tarifas contra os produtos europeus, Johnson opinou que a UE deveria fazer o mesmo com as importações britânicas. "Não seria benéfico para seus negócios e muito menos para seus consumidores", completou. "Seria um retorno ao sistema continental de Napoleão", criticou, ao mencionar o general francês do século XIX.

AFP