person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Dois palestinos morrem em confronto com soldados israelenses na Cisjordânia

Vítimas foram alvejadas nas imediações do Túmulo de José na noite da ultima terça-feira

Judeus e muçulmanos acreditam que local abriga restos mortais de personalidade religiosa | Foto: Said Khatib / AFP / CP M

Dois palestinos morreram na madrugada desta quarta-feira por tiros do exército israelense durante confrontos perto de um importante local religioso na Cisjordânia ocupada, anunciou o ministério palestino da Saúde. Raid Hamdan, 21 anos, e Zaid Nouri, 20, faleceram depois que foram atingidos por tiros de soldados israelenses nas imediações do Túmulo de José, perto da cidade palestina de Nablus.

O exército israelense informou em um comunicado que artefatos explosivos foram lançados a partir de um veículo na direção de fiéis judeus na terça-feira à noite. "Os soldados responderam com tiros contra o veículo", afirma o texto. Não há informações sobre feridos do lado israelense.

Conflito

O Túmulo de José é uma fonte de tensão no conflito palestino-israelense há muitos anos. Os judeus acreditam que o local abriga os restos mortais do patriarca bíblico José, um dos 12 filhos de Jacó. Os muçulmanos palestinos acreditam que um clérigo islâmico, o xeque Yuser (José) Dueikat, foi enterrado no local há dois séculos.

O local fica próximo a um campo de refugiados palestinos da Cisjordânia, território ocupado por Israel há mais de 50 anos. O exército israelense escolta grupos de peregrinos judeus ao local, o que frequentemente provoca alguns confrontos.

AFP