person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Emirados Árabes Unidos enviam ajuda humanitária ao Afeganistão

Milhares de famílias afegãs foram acolhidas no território

| Foto: Giuseppe Cacace AFP CP

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram, nesta sexta-feira (3), o envio de um avião carregado com "ajuda médica e alimentar urgente para milhares de famílias" no Afeganistão, quase três semanas depois da volta dos talibãs ao poder. "Esta ajuda urgente é parte do papel humanitário que os Emirados Árabes Unidos desempenham, com o objetivo de dar apoio integral ao povo irmão afegão", informou a agência de notícias estatal WAM, citando um comunicado oficial.

Na quinta-feira (2), a ONU anunciou a retomada dos voos humanitários com destino ao norte e ao sul do Afeganistão. O Ministério das Relações Exteriores confirmou à AFP que "se trata do primeiro voo (do emirado) de ajuda humanitária", desde que o Talibã recuperou o poder.

Ao mesmo tempo, este país do Golfo também acolhe em seu território, temporariamente, "milhares de famílias afegãs", assegurando-lhes "uma vida decente", acrescentou o comunicado. Catar, Kuwait, Bahrein e Emirados Árabes Unidos foram os países do Golfo que serviram de base para a retirada de estrangeiros e afegãos que fugiam dos talibãs.

Com um lugar de destaque por seu papel de mediador nas negociações com os talibãs, o Catar foi o primeiro país do mundo a enviar um avião para o aeroporto de Cabul, na quarta-feira (1). Isso aconteceu um dia depois da retirada das tropas americanas, em 31 de agosto, e do fim operação de retirada de mais de 123.000 pessoas do Afeganistão.

AFP