person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Encontro de Eduardo Bolsonaro com Trump será na Casa Branca

Deputado já desembarcou em Washington

Encontro de Eduardo Bolsonaro com Trump será na Casa Branca | Foto: Evaristo Sa / AFP / CP

A comitiva brasileira que terá encontro com o presidente Donald Trump nesta sexta-feira já desembarcou em Washington. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Filipe Martins e o restante da comitiva já estão a caminho da embaixada do Brasil na capital, onde também fica a residência do encarregado de Negócios e ministro de primeira classe Nestor Forster Jr. Ele está à frente da embaixada desde que o embaixador Sérgio Amaral foi removido de posto.

Eduardo Bolsonaro, indicado pelo pai para ser embaixador do Brasil em Washington e presidente da da Comissão de Relações Exteriores da Câmara e o chanceler Ernesto Araújo terão uma agenda de encontros nesta sexta na Casa Branca. Além de Trump, eles terão encontros privados com secretários do governo americano.

A comitiva brasileira está nos Estados Unidos como um gesto de agradecimento ao apoio do país ao Brasil no encontro do G7, quando o governo brasileiro foi alvo do presidente francês Emmanuel Macron em função das queimadas na Amazônia.

Eduardo Bolsonaro foi escolhido porém ainda não indicado oficialmente para ser o embaixador do Brasil nos Estados Unidos. O R7 Planalto apurou que a indicação oficial só será feita quando o próprio Eduardo, que articula apoio no Senado para ter a indicação aprovada, avaliar que há apoio suficiente para a aprovação do seu nome.

Além de um gesto de agradecimento, a viagem desta sexta-feira servirá politicamente como demonstração de força do nome de Eduardo Bolsonaro para a embaixada. Na diplomacia é pouco comum que um deputado seja recebido por um presidente. Os encontros em geral são feitos dentro do mesmo nível hierárquico: presidentes com presidentes, vices com vices, ministros com ministros.

R7