person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Erdogan ordena início de obras na Turquia para criar "centro de gás" proposto por Putin

Fornecimento foi afetado pelas sanções ocidentais impostas ao governo russo

| Foto: Handout / TURKISH PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP / CP

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ordenou seu governo a começar a trabalhar para criar um "centro de gás" na Turquia, proposto por seu homólogo russo Vladimir Putin para exportar o gás russo para a Europa, informou a mídia turca nesta sexta-feira (14).

"Instruímos nosso Ministério da Energia e a instituição pertinente na Rússia, juntamente com Putin, a trabalharem juntos", disse Erdogan em entrevista coletiva a bordo de seu voo de volta de Astana, no Cazaquistão, onde se encontrou com o presidente russo na quinta-feira.

O chefe de Estado turco garantiu que as obras começariam imediatamente e que o centro poderia ser construído no Noroeste da Turquia. Na quinta-feira, Putin propôs criar um centro de gás na Turquia em um momento em que o fornecimento de gás russo à Europa foi afetado pelas sanções ocidentais impostas a Moscou e pelas falhas no gasoduto Nord Stream.

O "centro de gás" proposto por Putin na Turquia "não faz sentido", já que os europeus querem reduzir sua dependência da energia russa, reagiu o governo francês na noite de quinta-feira.

AFP