person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Eslovênia fecha a fronteira com a Itália por coronavírus

Restrição se aplica apenas ao tráfego de passageiros

O ministro da Saúde, Ales Saber, disse em uma entrevista hoje que muitas amostras ainda estão em andamento na Eslovênia, que tem 34 casos confirmados | Foto: Stringer/AFP/CP

O governo esloveno anunciou nesta terça-feira o fechamento de sua fronteira com a Itália, vizinho fortemente afetado pela epidemia de coronavírus e que registrou 168 novas mortes nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 631, e o de infectados para 10.149 em duas semanas. "Dei ordens ao Ministério das Relações Exteriores e ao Ministério do Interior para fechar a fronteira com a Itália após a decisão da Áustria", disse o primeiro-ministro Marjan Sarec em sua conta no Twitter. Os dois países compartilham 232 km de fronteira.

Inicialmente, a restrição se aplica apenas ao tráfego de passageiros. A Eslovênia não fechará o transporte de mercadorias, pois isso causaria danos econômicos adicionais. A fronteira com a Itália fechará assim que as condições técnicas e administrativas forem cumpridas, afirmou o governo. Sabemos que a Itália declarou quarentena, mas as pessoas não estão cumprindo, então é hora de agir", disse Sarac em comunicado à imprensa, acordo com o jornal Delo.

"Criamos um grupo de trabalho para preparar medidas para a fronteira com a vizinha Itália. O acordo é criar postos ad hoc de controle baseados na Lei de Doenças Infecciosas. Como será o processo em si, saberemos mais amanhã, quando discutiremos exatamente as medidas”, disse o ministro da Saúde, Ales Saber. Ele se recusou a discutir as duras medidas da Áustria, que fechou a fronteira com a Itália, porque os controles ainda não haviam sido examinados. À luz dos acontecimentos atuais, o Ministério das Relações Exteriores aconselha os cidadãos eslovenos ainda na Itália a voltar para casa com segurança e em sua própria organização da viagem. 

Correio do Povo