person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

EUA homenageiam vítimas do 11 de setembro 13 anos depois

Presidente Obama liderou um minuto de silêncio e destacou povo "que não se entrega ao medo"

EUA homenageiam vítimas do 11 de setembro 13 anos depois | Foto: Timothy Clary/AFP/CP
Os Estados Unidos tiveram um dia de homenagens para as vítimas do 11 de Setembro, nesta quinta-feira. Treze anos depois do ataque com dois aviões sobre as Torres Gêmeas do World Trade Center, ainda de manhã, a Casa Branca parou, mobilizou milhares de pessoas e convidou todo o país para um minuto de silêncio na presença do presidente Barack Obama.

Com a luta contra fundamentalistas prosseguindo no Oriente Médio, ele salientou que não existe ameaça iminente contra os norte-americanos, mas salientou que o país "se mantém vigilante" à situação. "Nós seguimos em frente, pois como americanos não nos entregamos ao medo", destacou em seu discurso em homenagem às quase 3 mil vítimas.

Desde então, Al Qaeda teve vários de seus braços desarticulados e o líder Osama bin Laden, morto. Mas em 2014 o ISIS (Estado Islâmico) ganhou força, inicialmente como braço da organização no Iraque, agora com poder independente e atuante também na Síria.

Obama destacou, porém, que a "Geração 11/9" perseverou e permitiu que "daqui a três meses as ações militares no Afeganistão terão fim". No seu discurso, salientou a construção e trabalho na Freedom Tower, construída em homenagem às vítimas do World Trade Center. Durante a noite, muitos reverenciaram o Marco Zero do ataque e os canhões luminosos indicaram a localização original do centro financeiro onde milhares perderam suas vidas.


Bookmark and Share

Correio do Povo