person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

EUA se dizem preocupados com rapidez do impeachment de Lugo

Washington consulta outros membros da Organização de Estados Americanos (OEA) para determinar "qual será a reação" junto com seus parceiros na entidade

Os Estados Unidos se declararam nesta segunda-feira "bastante preocupados" com a rapidez do julgamento político do Congresso paraguaio que destituiu na sexta-feira o presidente Fernando Lugo. "Temos acompanhado muito de perto os acontecimentos e continuamos bastante preocupados com a rapidez do processo utilizado para este julgamento político no Paraguai", disse a jornalistas a porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland.

* Leia mais notícias sobre Paraguai

Washington faz consultas com os outros membros da Organização de Estados Americanos (OEA) para determinar "qual será a reação" junto com seus parceiros na entidade, disse Nuland. A secretária de Estado, Hillary Clinton, conversou com o colega brasileiro Antonio Patriota a respeito do assunto durante o fim de semana, afirmou a porta-voz.

Os Estados Unidos têm mantido uma posição mais cautelosa do que os outros países do continente. Vários retiraram seus embaixadores do Paraguai e resistem em reconhecer o governo de Federico Franco, que assumiu na sexta-feira após o impeachment de Lugo.

OEA antecipa reunião sobre crise paraguaia

A OEA antecipou para esta terça-feira uma reunião extraordinária para estudar eventuais medidas diante dos acontecimentos no Paraguai após o impeachment. "A sessão extraordinária do Conselho programada para quarta-feira foi remarcada para amanhã (terça-feira), às 14h30min", indicou a OEA, sem explicar os motivos da mudança.

A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) havia anunciado para quarta-feira uma reunião de cúpula presidencial em Lima, na qual se espera a participação de Fernando Lugo. Em sua sessão desta terça, a OEA irá discutir "a situação do Paraguai, e, se necessário, tomar as decisões com que o Conselho Permanente concordar", diz um comunicado oficial da OEA.

Bookmark and Share

AFP