person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

EUA têm mais de 4,4 milhões de novos pedidos de seguro-desemprego em uma semana

Desempregados no país desde março chegam a 26,4 milhões

Estados Unidos sofrem economicamente por conta do novo coronavírus | Foto: Johannes Eisele / AFP / CP

O número de novos pedidos de seguro-desemprego voltou a diminuir na semana passada nos Estados Unidos, com 4,42 milhões de solicitações, mas permanece em um nível historicamente alto, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo departamento do Trabalho. Cerca de 5,2 milhões de pessoas solicitaram o subsídio pela primeira vez na semana anterior, de acordo com números revisados.

Assim, o número de desempregados, que disparou desde março nos Estados Unidos, totaliza 26,4 milhões, como resultado das medidas de confinamento adotadas para tentar impedir a propagação da Covid-19.

A pandemia atingiu duramente os Estados Unidos, que é o país com mais mortes registradas, 46.583 até quarta-feira, de acordo com uma contagem da Universidade Johns Hopkins. A queda no número de solicitações por seguro-desemprego mostra que a crise do coronavírus destruiu rapidamente parte do emprego criado pela recuperação após a Grande Recessão de 2009.

Para responder à crise, os legisladores da Câmara de Representantes concordaram com os termos para a votação de um pacote de ajuda de 480 bilhões de dólares que se soma ao colossal plano de 2,2 trilhões de dólares aprovado no final de março.

Os números semanais mostram que a onda de demissões continuou pela quinta semana consecutiva, apesar da ajuda do Congresso. Ian Shepherdson, da consultoria Pantheon Macroeconomics, destacou a queda, mas disse que não é tão íngreme quanto esperava, embora o total mostre uma realidade "terrível".

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais

AFP