person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Exército chinês diz que esmagará qualquer tentativa de independência de Taiwan

Ilha realizará eleição presidencial no domingo

Ilha realizará eleição presidencial no domingo | Foto: Greg Baker / AFP / CP

O Exército chinês prometeu nesta sexta-feira (12) "esmagar" qualquer tentativa de promover a "independência" de Taiwan, às vésperas de uma eleição presidencial crucial na ilha, a qual Pequim diz fazer parte de seu território.

"O Exército Popular de Libertação da China mantém uma alta vigilância a todo o momento e tomará todas as medidas necessárias para esmagar, com firmeza, as tentativas de 'independência de Taiwan' em todas as suas formas", declarou o porta-voz do Ministério da Defesa, Zhang Xiaogang, em um comunicado.

Um sério perigo

A China descreveu o favorito na eleição presidencial de Taiwan, o candidato do partido no poder, Lai Ching-te, como um "sério perigo", informou a imprensa estatal nessa quinta-feira (11), três dias antes da votação na ilha semiautônoma.

O Gabinete de Assuntos de Taiwan "expressou a esperança de que os compatriotas taiwaneses vejam (...) o sério perigo representado pela instigação de conflitos por Lai através do Estreito (de Taiwan) e tomem a decisão certa", segundo um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias Xinhua.

A declaração incluiu comentários do porta-voz desse gabinete, Chen Binhua. Em resposta, o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, criticou as "interferências repetidas" da China nas eleições da ilha. "As próximas eleições de Taiwan estão sob os olhares internacionais e a repetida interferência (chinesa) rouba o foco. Francamente, Pequim deveria parar de se intrometer nas eleições de outros países e celebrar as suas próprias", postou Wu na rede social X.

AFP