person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Furacão Dorian deixa pelo menos cinco mortos nas Bahamas

Primeiro ministro do arquipélago disse que cerca de 20 pessoas ficaram feridas nas ilhas Ábaco

Furacão Dorian deixou pelo menos cinco mortos no Caribe | Foto: Lucy Worboys / AFP / CP

O furacão Dorian deixou ao menos cinco mortos e cerca de 20 feridos nas ilhas Ábaco, nas Bahamas, anunciou nesta segunda-feira Hubert Minnis, primeiro-ministro do arquipélago. Dorian, que atingiu as ilhas Ábaco no domingo com categoria 5, permanece praticamente estacionado sobre a ilha Grand Bahama e perdeu intensidade, embora continue sendo um furacão potente e perigoso.

Estados Unidos se prepara para impacto

Após passar pelas Bahamas, o furacão Dorian perdeu intensidade, mas segue sendo considerado uma séria ameaça. Os Estados Unidos ordenaram a saída dos moradores ao longo da sua costa antes da chegada da tempestade, e se prepara para a chegada do furacão.

O primeiro-ministro das Bahamas, Hubert Minnis, disse que o furacão causou uma "devastação sem precedentes" nas Ilhas Ábaco, que no domingo recebeu a pior impacto da tormenta, quando o Dorian atingiu o chão como a tempestade mais poderosa que já atingiu o arquipélago. "Nosso foco neste momento é de resgate, recuperação e oração", informou Minnis através do Twitter.

Os governos da Flórida, Geórgia e Carolina do Sul ordenaram a saída de centenas de milhares de residentes da costa a partir do início da tarde desta segunda. "Se você estiver em uma área de evacuação, saia AGORA. Podemos reconstruir sua casa. Não podemos reconstruir sua vida", publicou no Twitter o governador da Flórida, Rick Scott.

No domingo, o jornal Tribune 242 postou um vídeo que mostra a fúria do Dorian e a devastação que assola a população de Ábaco. O furacão deixou um rastro de destruição pelas ilhas, com a água na altura dos telhados das casas e barcos virados. "Uma cena de devastação em Ábaco", escreveu.

AFP e Correio do Povo