person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Generalíssimo Franco será exumado até 25 de outubro

Corpo do ditador espanhol será enterrado no discreto cemitério de El Pardo, no norte de Madri

Supremo Tribunal espanhol aprovou a exumação do Generalíssimo Franco após uma disputa judicial entre o governo do social-democrata Pedro Sánchez e os descendentes do ditador | Foto: Oscar Del Pozo / AFP / CP

O governo espanhol anunciou nesta sexta-feira que exumará os restos mortais do ditador Francisco Franco do mausoléu, localizado a cerca de 50 km ao norte de Madri, para realocá-los em uma cripta privada discreta. "Em 25 de outubro, os restos mortais de Franco não estarão no Vale dos Caídos", disse aos jornalistas a vice-presidente do governo socialista cessante, Carmen Calvo.

O Supremo Tribunal espanhol aprovou em 24 de setembro a exumação do Generalíssimo Franco, depois de uma disputa judicial entre o governo do social-democrata Pedro Sánchez e os descendentes do ditador. Com esta decisão, os juízes validaram não apenas a exumação dos restos mortais no Vale dos Caídos, como também a decisão do governo de enterrá-lo com sua esposa no discreto cemitério de El Pardo, no norte de Madri.

Franco dirigiu a Espanha entre 1939 e 1975 após vencer a civil ocasionada pelo golpe de Estado militar de 1936. Desde a sua morte, em novembro de 1975, o corpo de Franco está no Vale dos Caídos, um imponente mausoléu a 50 km de Madri, que, por decisão do ditador, foi construído por milhares de presos políticos nos anos 40 e 50 do século passado.

 

AFP