person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Governador de Nova York defende legalização da maconha

Nove estados dos Estados Unidos já legalizaram consumo recreativo da erva

Governador de NY defendeu uso recreativo da maconha | Foto: Thimoty Clary / AFP / CP
O governador de Nova York defendeu, nesta segunda-feira, a legalização do uso recreativo da maconha em seu estado, uma medida que amplificaria um movimento em curso nos Estados Unidos e no resto do mundo.

"Legalizemos a maconha com fins recreativos para os adultos de uma vez por todas", disse nesta segunda-feira o democrata Andrew Cuomo, reeleito em novembro governador do estado, de cerca de 20 milhões de habitantes, em um discurso sobre suas prioridades legislativas para 2019.

O anúncio marca uma evolução da postura do governador, que emerge como um modelo de progressismo diante do republicano Donald Trump.  Durante a campanha para ser reeleito, quando disputava com a atriz de esquerda Cynthia Nixon, que defende a legalização, Cuomo disse estar aberto a essa possibilidade, apesar de ter se oposto anteriormente.

Se o estado de Nova York – cuja capital é a maior metrópole do país, com 8,5 milhões de habitantes – legalizar o uso recreativo da maconha, fortalecerá uma tendência cada vez mais dominante nos Estados Unidos e em países como o Canadá, que legalizou a cannabis para fins recreativos em outubro passado.

Nos Estados Unidos, a lei federal proíbe o cultivo, a venda e o uso de maconha, mas seu consumo recreativo foi legalizado em nove estados e na capital federal, Washington. O primeiro estado a legalizar o uso recreativo da maconha foi o Colorado, em 2014, e desde então lhe seguiram Alasca, Califórnia, Maine, Massachusetts, Michigan, Nevada, Oregon, Vermont e Washington.

AFP