person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Grupo obscuro reivindica ser governo norte-coreano no "exílio"

Analistas acreditam que Defesa Civil de Cheollima protege filho do irmão assassinado de Kim Jong Un

Grupo se tornou conhecido em 2017 quando informou segurança de Kim Han Sol após morte do pai | Foto: Manan Vatsyayana / POOL / AFP / CP Memória

Um grupo obscuro que analistas acreditam que protege o filho do irmão assassinado do líder norte-coreano, Kim Jong Un, anunciou nesta sexta-feira a formação de um governo no exílio para acabar com o "grande mal". A organização Defesa Civil de Cheollima (CCD), que oferece ajuda aos que tentam fugir da Coreia do Norte, se tornou conhecido em 2017, quando publicou um vídeo de Kim Han Sol para informar que garantia sua segurança após o assassinato de seu pai por duas mulheres que o envenenaram com um agente nervoso.

Em um longo comunicado publicado em seu site em coreano e inglês - no centenário da criação de um movimento coreano contra o governo colonial japonês -, o grupo se proclamou como o governo provisório sob o nome de "Joseon Livre" - Joseon é um nome antigo para a Coreia. "Nos dedicamos completamente à abolição deste grande mal, uma mancha na própria alma da humanidade", afirma o comunicado, que promete a continuidade da campanha "até o dia que a luz for verdadeiramente restaurada em Pyongyang".

O CCD também se apresenta como "o único representante legítimo do povo coreano do Norte" e destaca: "Joseon deve ser e será livre. Levantem! Levantem, vocês que se recusam a ser escravos!". O grupo publicou um vídeo de uma mulher, vestida com um antigo hanbok preto e branco, com o rosto desfocado ou apenas mostrando suas costas, lendo a declaração.

AFP