person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Haiti recebe 15,4 toneladas de ajuda humanitária enviada pelo México

Por causa do desastre, governo haitiano declarou estado de emergência por um mês

| Foto: Reginald Louissaint JR / AFP / CP

Uma remessa com 15,4 toneladas de ajuda humanitária do México para o Haiti, afetado no sábado por um terremoto que deixa quase 1.300 mortos, chegou nesta segunda-feira (16) ao país caribenho a bordo de dois aviões militares, informou o governo mexicano.

As aeronaves do Exército mexicano com alimentos, medicamentos e água pousaram na madrugada. Durante a manhã, espera-se a chegada de outro avião militar com mais 3,6 toneladas de insumos de emergência. "Infelizmente um terremoto afetou o Haiti e um povo muito pobre, também com problemas políticos, também caiu nesta outra desgraça. Decidimos apoiar e vamos continuar fazendo isso", disse o presidente esquerdista Andrés Manuel López Obrador.

O terremoto que abalou o Haiti no sábado ocorreu às 08h30 locais (09h30 em Brasília) e teve seu epicentro a cerca de 160 km da capital haitiana, Porto Príncipe, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Por causa disso, o governo do Haiti declarou estado de emergência por um mês após o desastre.

Hospitais lotados

Instalados em bancos, acomodados em cadeiras ou deitados no chão sobre lençóis, os feridos lotam o serviço de emergência do hospital de Les Cayes, uma das cidades mais atingidas pelo tremor. As autoridades do país confirmaram 1.297 vítimas fatais e o número de feridos chegou a 5.700.

Já tratados, mas em observação, muitos feridos se acomodam nos gramados ao redor dos edifícios. Eles ainda temem voltar para suas casas, traumatizados pelas réplicas frequentes.

 

 

 

 

 

AFP