person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Israel testa laser aerotransportado para derrubar drones

Sistema instalado a bordo de uma pequena aeronave consegue derrubar drones a uma altura de 900 metros e um raio de um quilômetro

Sistema instalando a bordo de uma pequena aeronave consegue derrubar drones a uma altura de 900 metros e um raio de um quilômetro | Foto: Ministério da Defesa de Israel / Divulgação / CP

Israel anunciou nesta segunda-feira que havia usado um laser aerotransportado para derrubar drones em uma série de testes. O novo sistema de laser, instalado a bordo de uma pequena aeronave civil e "testado na semana passada", permite alvejar qualquer objeto voador, incluindo "drones, obuseiros, foguetes, mísseis balísticos", disse Yaniv Rotem, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ministério da Defesa de Israel.

O laser aerotransportado conseguiu derrubar vários drones a uma altura de 900 metros e um raio de um quilômetro. Uma vez aperfeiçoado, poderá interceptar alvos em um raio de 20 km, disse Rotem em uma videoconferência.

Desenvolvida pelo Ministério da Defesa e pela empresa israelense Elbit Systems, o sistema utiliza técnicas de detecção aérea do exército e, em seguida, impulsiona um laser de 100 quilowatts na direção do alvo, explicou Rotem à imprensa.

Um protótipo operacional pode ficar pronto "em três ou quatro anos", segundo ele. O ministro da Defesa, Benny Gantz, saudou um "avanço tecnológico". "O sistema de laser possibilitará enfrentar uma série de ameaças, dando segurança ao Estado de Israel e ao mesmo tempo reduzindo os custos de interceptação", afirmou em nota.

Em seu último confronto com o Hamas em maio, o governo israelense indicou que seu sistema antiaéreo "Domo de Ferro" interceptou 90% dos 4.300 foguetes lançados do enclave palestino de Gaza pelo movimento islâmico. Cada míssil para derrubar foguetes do Hamas custa dezenas de milhares de dólares.

AFP