person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Itamaraty aguarda abertura da fronteira com Egito para retirar 28 brasileiros da Faixa de Gaza

Presidente Lula conversou por telefone com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, para solicitar a retirada dos brasileiros por meio da fronteira de Gaza com o país

Itamaraty condenou atentados | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil / Divulgação

O governo brasileiro informou neste domingo, 15, que o número total de pessoas prontas para a evacuação de Faixa de Gaza reúne 28 brasileiros e imigrantes palestinos. O governo brasileiro ainda aguarda a abertura da passagem de Rafah, nas proximidades da fronteira com o Egito, para retirar os brasileiros da Faixa de Gaza. Em nota à imprensa, o Itamaraty informou que uma equipe está de prontidão esperando a liberação fronteiriça.

No documento, o Itamaraty também informa que um novo voo para repatriar brasileiros, partindo de Tel Aviv, em Israel, deve ocorrer apenas na próxima quarta-feira, dia 18. 

Ao todo, são 14 crianças, 8 mulheres e 6 homens adultos. Desses, 10 encontram-se em Rafah - cidade Palestina na fronteira com o Egito, e 18 em Khan Younes, um pouco mais ao norte. São 22 cidadãos brasileiros, 3 imigrantes palestinos e 3 palestinos com residência no Brasil, segundo a última atualização.

Uma aeronave da Presidência da República, um VC-2 com capacidade para até 40 passageiros, mais tripulantes, já está em Roma, na Itália, à espera do momento oportuno para seguir viagem para o Egito. O Ministério das Relações Exteriores reafirmou, em Brasília, que segue negociando com as autoridades egípcias para “viabilizar a entrada dos brasileiros e de seus familiares no Egito”.

Neste sábado, 14, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, para solicitar apoio à retirada dos brasileiros que aguardam autorização para deixarem a Faixa de Gaza pela fronteira com aquele país.

Na ligação, que ocorreu às 15h10, Lula informou a al-Sissi que, assim que os brasileiros cruzarem a passagem de Rafah, serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito até o aeroporto de Arish, onde embarcarão imediatamente em aeronave da Força Aérea Brasileira com destino ao Brasil. Conforme o Palácio do Planalto, Lula também voltou a enfatizar a importância de se criar um corredor humanitário para a saída dos estrangeiros que querem retornar a seus países.

Até o momento, a operação para resgate de brasileiros de Israel já repatriou 916 pessoas e 24 pets. O quinto voo da operação Voltando em Paz chegou ao Rio de Janeiro na madrugada deste domingo.

Agência Brasil