person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Jacarés invadem centro comercial no Paraguai

Vizinhos apavorados com a presença dos répteis chamaram as equipes de resgate que, depois de várias horas, conseguiram capturar os animais

Sete jacarés de até dois metros foram capturados | Foto: Norberto Duarte / AFP / CP

Bombeiros voluntários capturaram sete jacarés de até dois metros em um centro comercial na cidade paraguaia de Itá,depois de uma tempestade que fez transbordar uma lagoa. Vizinhos apavorados com a presença dos répteis chamaram as equipes de resgate que, depois de várias horas, conseguiram capturá-los na quarta-feira.

Os animais escaparam em decorrência do desabamento de um muro de contenção devido às chuvas intensas que inundaram a lagoa, informou aos jornalistas Francisco Platón, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Itá. "O que acontece é que a lagoa do parque transbordou devido à quantidade de chuva que caiu e os jacarés saíram em busca de refúgio na superfície seca para descansar", explicou Platón à AFP.

Vários deles se aproximaram das lojas, segundo fotos e vídeos de testemunhas. "Felizmente aconteceu à noite. Os jacarés são uma atração do parque da cidade, mas são um perigo quando ocorrem fenômenos como este que fogem ao nosso controle", disse Diego Caputo, secretário da Prefeitura de Itá.

A temporada de chuvas não para no Paraguai desde a semana passada, com inúmeros alagamentos e cortes de energia. O serviço de meteorologia alertou que mais chuvas são esperadas até domingo. A organização civil "Salvemos la laguna de Itá" denunciou em comunicado que há superpopulação de jacarés no local. "Com o tempo pode representar um perigo para as pessoas. Por falta de comida elas podem agredi-las", alertou.

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, pediu no Twitter para "notificar a linha de emergência se alguém avistar outro jacaré em vias públicas".

AFP