person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

John Lewis, que fez parte do movimento por direitos civis, morre aos 80 anos

Democrata faleceu nessa sexta-feira em decorrência de um câncer pancreático

Lewis esteve ao lado de Martin Luther King Jr. durante o movimento por direitos civis para os negros dos Estados Unidos | Foto: Chip Somodevilla / AFP / CP

John Lewis, representante democrata do Estado americano da Geórgia, faleceu nessa sexta-feira em decorrência de um câncer pancreático. Lewis esteve ao lado de Martin Luther King Jr. nos anos 1960 durante o movimento por direitos civis para a população negra dos Estados Unidos. Ele tinha 80 anos.

Lewis participou de eventos históricos naquela década, como a marcha em Washington em 1963 em que King fez o famoso discurso "Eu tenho um sonho", demandando igualdade entre brancos e negros no país.

Dois anos depois, liderou outra marcha, no Alabama, pelo direito a voto para os negros, encerrada com um ataque policial. O evento se tornou definidor para o movimento, e o Ato pelo Direito a Voto foi aprovado naquele mesmo ano.

De 1963 a 1966, o democrata foi chefe do Comitê de Coordenação Estudantil Não-Violenta. Sua primeira eleição para um cargo público foi em 1981, quando se juntou ao Conselho Municipal de Atlanta. Ele chegou ao Congresso americano em 1986.

AE