person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Jornalistas russos são detidos em protesto

Grupo foi preso por exibir cartazes pedindo libertação de colega

Segundo polícia, Ivan Goluvnov foi detido com 4 gramas de mefedrona na mochila | Foto: Alexander Nemenov / AFP / CP

Vários jornalistas russos foram detidos pela polícia, nesta sexta-feira, em Moscou, durante um ato de protesto contra a polêmica prisão de um colega por suspeita de posse de drogas. A polícia levou pelo menos oito pessoas, entre elas os jornalistas de oposição Ilia Azar e Oleg Kashin. O grupo foi preso por exibir cartazes pedindo a libertação de Ivan Goluvnov, detido no dia anterior. Goluvnov trabalha no jornal on-line independente Meduza, cuja sede fica na Letônia.

Segundo a polícia, no momento de sua detenção, o jornalista levava na mochila 4 gramas de mefedrona. Depois, os agentes revistaram sua casa, onde afirmam ter encontrado envelopes com drogas e uma balança. O Ministério do Interior divulgou fotos do que apresentou como equipamentos para fabricar drogas sintéticas. Depois, as fotos foram retiradas de circulação, e o governo disse que os objetos tinham ligação com outro caso.

O advogado de Goluvnov, Dmitri Yulai, denunciou à AFP que seu cliente foi maltratado durante a detenção. "Estamos convencidos de que Ivan Goluvnov é inocente. Temos razões para acreditar que Goluvnov está sendo perseguido por suas atividades jornalísticas", declarou a direção do Meduza.

Goluvnov publicou investigações sobre fraudes no setor dos microcréditos, ou na gestão de coleta de lixo em Moscou.

AFP