person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Justiça russa liberta médica sob pagamento de fiança

Já australiano teve prisão estendida por três meses

Justiça russa libertada médica sob fiança | Foto: Igor Podgorny / Greenpeacce / AFP / CP
A justiça russa libertou nesta segunda-feira, sob fiança, a médica russa Ekaterina Zaspa, detida em setembro com ativistas do Greenpeace durante protesto no Ártico. Ela obteve liberdade depois de ter pago 2 milhões de rublos (45,5 mil euros), indicou a agência de notícias Interfax.

Mais cedo, o tribunal em São Petersburgo estendeu a prisão preventiva do ativista australiano Colin Russell, um dos 28 integrantes do Greenpeace detidos. Ele ficará preso por mais três meses – até 24 de fevereiro. Russell foi o primeiro a ter o caso ouvido pelo tribunal. A decisão cria um precedente, o que pode significar que outros ativistas terão suas prisões preventivas estendidas de forma semelhante.

Seis outros réus terão seus casos apresentados no tribunal nesta segunda-feira. Mas a Justiça decidiu adiar as audiências de dois deles, o holandês David John Haussmann e a britânica Kieron Bryan, previstas respectivamente para terça e quarta-feira, segundo o Greenpeace. Os demais pedidos de extensão de prisão preventiva serão decididos ao longo da semana, incluindo da bióloga gaúcha Ana Paula Maciel. 

Bookmark and Share

AFP