person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Líder do Estado Islâmico aparece pela primeira vez em quase cinco anos

Em vídeo de 18 minutos, Abu Bakr al-Baghdadi comenta queda de Baghouz, ataques no Sri Lanka e eleição Netanyahu em Israel

Paradeiro do iraquiano é desconhecida | Foto: Reprodução / CP

O líder do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, apareceu pela primeira vez em quase cinco anos em um vídeo compartilhado pelo aplicativo Telegram. O braço midiático do grupo terrorista, o al-Furqan, divulgou um discurso de 18 minutos do homem nesta segunda-feira, no qual ele discute com outras pessoas o califado. Abu Bakr al-Baghdadi, cuja localização é desconhecida, começa o discurso declarando que "a batalha por Baghouz acabou", em referênica ao último bastião dos terroristas na Síria. Sentado ao lado de um rifle AK-47 – uma pose que lembra imagens do ex-líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden  –, ele garante que a guerra não acabou.

Combatente, ele também fala sobre os ataques no Sri Lanka, na perda de poder de Abdelaziz Bouteflika na Argélia e de Omar El Bashir no Sudão e também sobre a vitória de Benjamin Netanyahu na eleições de Israel. Não está claro quando as imagens foram filmadas, mas são recentes dados os acontecimentos comentados.

Al-Baghdadi declarou o Califado quando ele apareceu em uma mesquita no Iraque, seu país natal, em 2014, desencadeando um conflito de anos. Ele não tinha sido visto em público desde então e foi relatado morto ou gravemente ferido várias vezes. Após a derrota do grupo no mês passado, acredita-se que ele tenha se escondido em algum lugar nas regiões desérticas do Iraque ou da Síria.

Correio do Povo