person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Londres também registra protestos por morte de George Floyd

Homem negro foi morto por asfixia por policial branco na cidade de Minneapolis

| Foto: Daniel Leal Olivas / AFP / CP

Centenas de pessoas se reuniram neste domingo na Trafalgar Square, região central de Londres, para protestar contra a morte de George Floyd, um homem negro que foi asfixiado por um policial branco, em Minneapolis (EUA).

As manifestações começaram nos EUA na quinta-feira e já se espalharam por mais de 30 cidades norte-americanas, incluindo Nova York. Pelo menos 25 cidades em 16 estados já declararam toque de recolher.

A multidão se reuniu na capital britânica apesar da proibição de aglomerações para conter a pandemia de covid-19.

O policial 

O policial, Derek Chauvin, foi acusado na sexta-feira por assassinato em terceiro grau, por provocar uma morte de forma involuntária, e homicídio culposo. A indignação é cada vez maior com a mais recente morte de um afro-americano sob custódia policial. As acusações não conseguiram acalmar uma nação abalada e que acumula profundas feridas pela desigualdade racial.

O presidente Donald Trump disse que assistiu a "todos os movimentos" que os agentes tomaram. "Não poderia ter me sentido mais seguro", destacou. Ele escreveu em um tuíte: "Eles deixaram os 'manifestantes' gritarem e reclamarem o quanto quisessem, mas sempre que alguém ficava muito brincalhão ou fora da linha, eles rapidamente avançavam, com força - não sabiam o que os havia atingido".

AE