person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mais de 100 mil crianças estão retidas pela imigração nos EUA, aponta ONU

Organização definiu essa cifra como "prudente", com base em dados oficiais e em fontes complementares "muito confiáveis"

Uma instalação temporária criada para reter os migrantes é retratada em uma estação de patrulha de fronteira dos Estados Unidos em Clint, Texas, em 25 de junho de 2019 | Foto: Paul Ratje / Getty Images / AFP / CP

Mais de 100 mil menores estão atualmente retidos, com seus pais ou sozinhos, pela imigração dos Estados Unidos, informou a Organização das Nações Unidas nesta segunda-feira. "O número total das crianças retidas é de 103 mil", declarou à AFP Manfred Nowak, autor principal do Estudo Global das Nações Unidas sobre os Menores Privados de Liberdade. A ONU definiu essa cifra como "prudente", com base em dados oficiais e em fontes complementares "muito confiáveis".

O especialista disse que o número inclui menores não acompanhados, aqueles que foram com suas famílias e aqueles que foram separados de seus pais antes da detenção. Em todo o mundo, pelo menos 330.000 crianças estão detidas em 80 países por razões relacionadas à migração, de acordo com este estudo. "A detenção de menores relacionados à migração nunca deve ser considerada no interesse da criança. Sempre há outras opções", declarou Nowak à imprensa em Genebra.

 

AFP