person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Manifestantes incendeiam embaixada da Alemanha no Sudão

Muçulmanos arrancaram bandeira do país e substituíram por símbolo islamita

Gás lacrimogêneo foi usado contra os manifestantes | Foto: Ashraf Shazly / AFP / CP
Quase 5 mil manifestantes islamitas incendiaram nesta sexta-feira a embaixada da Alemanha em Cartum, no Sudão, depois de arrancar a bandeira do país e substituí-la por um símbolo islamita. O ataque faz parte da onda de protestos no Oriente Médio e norte da África contras um filme sobre o profeta Maomé, considerado ofensivo pelo islã.

Os funcionários da embaixada estão a salvo, informou o governo alemão em Berlim. Os manifestantes bloquearam o tráfego para impedir a aproximação dos bombeiros. A polícia usou gás lacrimogêneo para tentar dispersar a multidão. Outros manifestantes atacaram a embaixada britânica, que fica próxima da representação alemã.

No Líbano, 300 muçulmanos atacaram e colocaram fogo em um restaurante da rede KFC em Trípoli, em mais um protesto contra o filme ofensivo ao islã que provocou uma onda de violência no mundo árabe. Uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas nos confrontos com a polícia após o ataque contra a a lanchonete americana de fasta food.

A ação aconteceu pouco depois do Papa Bento XVI desembarcar no Líbano para uma visita de três dias. Na chegada, o Sumo Pontífice defendeu a convivência pacífica entre cristãos e muçulmanos e condenou o extremismo religioso.

Bookmark and Share

AFP