person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Manifestantes indígenas capturam 8 policiais no Equador

Homens e mulher uniformizados foram mostrados por manifestantes no pátio da Casa da Cultura, em Quito

Policiais foram feitos reféns | Foto: Cristina Vega / AFP / CP

Oito policiais que foram capturados por indígenas que protestavam contra os ajustes econômicos do governo no Equador foram apresentados durante uma reunião em massa de manifestantes em Quito, testemunhou a AFP nesta quinta-feira. Os homens e mulher uniformizados foram mostrados por manifestantes no pátio da Casa da Cultura, em Quito, onde os povos indígenas estão concentrados depois de protagonizar uma grande mobilização na quarta-feira pelas ruas da capital. A principal organização indígena do país rejeitou o diálogo aberto com o governo e pediu para radicalizar o protesto contra os ajustes econômicos, após uma semana de manifestações que deixaram cinco mortos e centenas de detidos e feridos.

Jaime Vargas, presidente da Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie), solicitou nesta quinta-feira que as autoridades lhes dessem os corpos de seus companheiros falecidos durante a marcha indígena. “Companheiros, companheiras, vamos radicalizar as ações. Nada de diálogo com um governo assassino. A tarefa é ir à luta, renovar forças e sustentar os bloqueios de estradas e as tomadas de governos e prédios públicos”, acrescentou o líder do protesto.

Dessa maneira, jogou água fria na expectativa aberta pelo presidente Lenin Moreno para um possível acordo por parte da Igreja católica e das Nações Unidas.

 

AFP