person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Material radioativo desaparece no Iraque

Material que pertence a empresa turca SGS está desaparecido há mais de três meses

As autoridades iraquianas estão em busca do material radioativo que desapareceu há mais de três meses no Sul do país. A empresa americana de petróleo e gás Weatherford informou à comissão ambiental de Basra sobre a perda no dia 15 de novembro, informou Khajak Ferweer, que dirige o departamento de radiação desta comissão.

Segundo o diretor do departamento de radiação comissão ambiental de Basra, Khajak Ferweer, a exposição a este material, que contém alguns grãos de Iridio-192, pode provocar queimaduras ou câncer no longo prazo, mas ele não pode ser usado para fabricar uma bomba. No entanto, o produto radioativo pode ser empregado em explosivos convencionais para criar as chamadas "bombas sujas". Mas a escassa quantidade de Iridio torna difícil a realização desta hipótese.

O material perdido pertence à companhia turca SGS, segundo Ferweer, que tem contrato com a americana Weatherford. O Sul do Iraque abriga o coração da indústria petrolífera do país. As milícias iraquianas e os grupos criminosos são ativos em algumas zonas do Sul do Iraque, enquanto o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) controla o território ao Norte e a Oeste de Bagdá. 

AFP