person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

May pede a Merkel e Macron adiamento Brexit na terça

Previsão inicial para separação não foi cumprida por falta de acordo

Cúpula da União Européia se se reúne na quarta para votar adiamento | Foto: Odd Andersen / AFP / CP Memória

A chanceler alemã, Angela Merkel, receberá a primeira-ministra britânica, Theresa May, nesta terça-feira para conversar sobre o Brexit antes da cúpula da União Europeia (UE), durante a qual a premiê espera convencer seus sócios a adiarem até 30 de junho o prazo de saída. "A chanceler e a primeira-ministra britânica trocaram pareceres sobre a saída do Reino Unido da UE, assim como sobre a cúpula especial de quarta-feira do Conselho Europeu", disse o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert.

No mesmo dia, May viajará a Paris para uma reunião sobre o mesmo tema com o presidente francês, Emmanuel Macron. "Macron e May terão um encontro de trabalho para preparar o Conselho Europeu extraordinário sobre o Brexit, que se reunirá em Bruxelas em 10 de abril", afirmou a presidência francesa. Após o referendo de 2016, no qual 52% dos britânicos votaram a favor da saída da União Europeia, o Reino Unido deveria ter abandonado o bloco em 29 de março.

Mas após a rejeição do Parlamento britânico ao Tratado de Retirada, assinado por May com 27 outro países em novembro, a UE adiou a data para 12 de abril. Os líderes europeus se reúnem na quarta-feira em Bruxelas, onde May pretende obter um segundo adiamento do Brexit até 30 de junho. Líderes europeus sugeriram uma prorrogação de até 12 meses, mas com a possibilidade de saída do país antes, caso um acordo seja aprovado.

AFP