person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

"Me deixem voltar pra casa", pede ativista gaúcha presa na Rússia

Ana Paula Maciel foi detida por pirataria com outros membros do Greenpeace

Ativista gaúcha Ana Paula Maciel está presa na Rússia desde setembro | Foto: Dmitri Sharomov / Greenpeace / CP
O Greenpeace divulgou no início da tarde desta quinta-feira uma foto da ativista e bióloga gaúcha Ana Paula Maciel, de 31 anos, presa na Rússia há quase um mês. Na imagem, ela segura um cartaz com um pedido para voltar para casa. "Eu amo a Rússia, mas me deixem voltar pra casa", diz o texto.

A ativista participaria de uma audiência pela manhã, porém o depoimento foi adiado devido à falta de um tradutor juramentado e ainda não há data definida. "Por problemas de tradução, a audiência por liberdade provisória de Ana Paula foi adiada e ainda não tem nova data marcada", diz a ONG.

O barco "Artic Sunrise" foi inspecionado por uma unidade da guarda costeira russa no Mar de Barents (Ártico russo) no dia 18 de setembro depois que vários tripulantes, a bordo de botes infláveis, abordaram uma plataforma de petróleo russa e tentaram escalá-la para, segundo eles, abrir uma faixa de denúncia sobre os riscos ecológicos da atividade.

Toda a tripulação do barco, incluindo a bióloga gaúcha, foi indiciada por "pirataria em grupo organizado", crime que pode ser punido com 15 anos de prisão na Rússia. Ela está presa na cidade de Murmansk.


Gaúcha está presa na Rússia desde setembro | Foto: Dmitri Sharomov / Greenpeace / CP

Bookmark and Share

Correio do Povo