person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mineiro chileno resgatado correrá a Maratona de Nova Iorque

Edison Peña afirmou que pretende "sentir a emoção e motivar os demais"

Edison Peña disse que, sem o que fazer, corria dentro da mina | Foto: Don Emmert / AFP / CP
O mineiro chileno Edison Peña disse nesta quinta-feira que correrá no domingo a maratona de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Apesar de ter uma lesão no joelho,  ele afirma que quer "sentir a emoção e motivar os demais".

"É um desafio", disse Peña em uma coletiva de imprensa que juntou no Central Park dezenas de jornalistas de todo o mundo, três dias antes da corrida. "Podia ter vindo apenas para assistir, mas decidi participar", acrescentou o chileno de 34 anos.

Peña é um dos 33 operários que ficaram mais de dois meses soterrados em uma mina que desabou no dia 5 de agosto. Eles sobreviveram isolados do resto do mundo por 17 dias e foram resgatados em outubro. Após o salvamento, os organizadores da famosa maratona nova-iorquina o convidaram a assistir a corrida, mas Peña foi além e aceitou o desafio de correr: "Queria mostrar que nós podemos".

Perguntado sobre o tempo que espera marcar para percorrer os 42 quilômetros e 195 metros da maratona - o recorde é de 2h3min59s - Peña disse modestamente: "Umas seis horas. Tenho um joelho machucado que vem lá de baixo (da mina), mas espero poder terminar", explicou, antes de brincar: "Espero que a imprensa não vá me destruir caso eu não consiga suportar a dor no joelho". Para superar o cativeiro forçado da mina, Peña corria. "Eu corria na escuridão, para tentar sair do que estava vivendo", disse ele.

Bookmark and Share

AFP