person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ministro da Saúde anuncia novo protocolo para aborto seguro na Argentina

Declaração foi dada por Ginés González García nesta quinta-feira

Declaração foi dada por Ginés González García nesta quinta-feira | Foto: Reprodução / Divulgação / CP

O novo protocolo para a Interrupção Legal da Gravidez (ILE) foi a principal pauta do ministro da Saúde, Ginés González García, em declaração à imprensa nesta quinta-feira, na Casa Rosada, na Argentina. A informação é do jornal argentino Clarín. Novo guia será publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira.

“Haverá algumas organizações anti-direitos que questionarão isso. O que estamos fazendo é fornecer um instrumento sanitário para que sejam cumpridas as leis e os direitos daqueles que, infelizmente, estão em situação de interrupção legal da gravidez ”, afirmou García em entrevista coletiva. Segundo ministro, protocolo é uma "atualização" e tem por objetivo relacionar situações e como proceder em casos de aborto na Argentina.

De acordo com a diretora do Centro de Estudos de Estado e Sociedade (CEDES), Mariana Romero, o regulamento não estabelece um limite de idade gestacional. Segundo ela, em casos de estupro, não deve haver "atrasos ou atrasos ”, independentemente de a vítima ter ou não apresentado a queixa. Nesse sentido, ele garantiu que a prática deveria ser garantida dentro de um período de "10 dias no momento da solicitação"

Correio do Povo