person Entrar

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Nasa descobre 14º satélite do planeta Netuno

Pequena lua foi identificada em fotos do telescópio espacial Hubble

Destaque em amarelo mostra posição da nova lua | Foto: Nasa/Divulgação CP
O telescópio espacial Hubble auxiliou na descoberta de uma nova lua no planeta Netuno. De acordo com a agência espacial americana (Nasa), o pequeno objeto celeste é o 14º satélite identificado no planeta mais distante do sistema solar – Netuno ganhou o título após o rebaixamento de Plutão à condição de planeta-anão ou planetoide.

Conforme os cálculos, a lua é a menor ao redor de Netuno, com apenas 19 quilômetros de diâmetro. Segundo a Nasa, a luminosidade da nova lua, batizada de S/2004 N1, é cerca de 100 milhões de vezes mais fraca do que a mais fraca estrela que pode ser vista a olho nu. Os astrônomos descobriram esse novo satélite rastreando um ponto branco que apareceu repetidamente em mais de 150 fotos tiradas pelo Hubble entre 2004 e 2009.

O cientista Mark Showalter, do SETI Institute, em Mountain View, Califórnia, descobriu a lua em 1º de julho. De acordo com a Nasa, ele pesquisava os estreitos e fracos anéis ao redor de Netuno. "As luas e os arcos orbitam muito rapidamente, então tivemos de inventar uma maneira de seguir seu movimento, para acentuar os detalhes do sistema", explicou o astrônomo. "É a mesma razão pela qual um fotógrafo esportivo rastreia um atleta correndo: o atleta fica no foco, e o fundo fica borrado". Acredita-se que essa lua orbite Netuno a cada 23 horas.

Bookmark and Share