person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Negociadores do Brexit viram noite sem alcançar acordo

Irlanda adverte para longo caminho até adesão à saída do bloco

Negociadores mantém esperança após mais de três anos de tratativas frustradas | Foto: Jessica Taylor / AFP / UK Parliament / CP Memória

Negociadores da União Europeia e do Reino Unido fracassaram na tentativa de chegar a um acordo sobre o Brexit durante uma frenética rodada de negociações que varou a madrugada desta quarta-feira em Bruxelas. O diálogo, no entanto, será retomado ao longo do dia, ainda na esperança de que as partes cheguem a uma posição consensual antes do encontro de cúpula da União Europeia, marcado para a quinta-feira.

Ambos os lados manifestaram a esperança de que, após mais de três anos de frustrações e reviravoltas, um acordo para o desligamento do Reino Unido do bloco continental seja formalizado nas próximas horas. O encontro de cúpula é o último a ocorrer antes do prazo final estipulado para o Brexit, 31 de outubro.

Otimistmo

"As negociações que acontecem atualmente entre Londres e a UE parecem durar, o que é positivo", afirmou o ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves le Drian. "Talvez possamos sair deste beco sem saída, o que seria muito positivo", declarou em uma entrevista ao canal BFMTV e à rádio RMC.

"Mas tudo que diz respeito ao Brexit é incerto", completou. As negociações serão retomadas nesta quarta-feira em Bruxelas para tentar alcançar um acordo sobre o Brexit ainda esta semana e afastar o temido cenário de um divórcio sem acordo em 31 de outubro.

Pendências

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, afirmou acreditar que Reino Unido e União Europeia alcancem um acordo sobre o Brexit até 31 de outubro, mas destacou que ainda restam muitas questões pendentes. "Estou convencido de que todas as partes são sérias na determinação de chegar a um acordo no fim do mês. Há um caminho para um possível acordo, mas há muitas questões que ainda precisam ser resolvidas", afirmou.

Correio do Povo e Agências Internacionais