person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

OMS aprova homologação de emergência para vacina chinesa Sinopharm

Eficácia da vacina em ensaios clínicos de fase III em vários países foi de 78,1% após duas doses

| Foto: Robert Atanasovski / AFP / CP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, nesta sexta-feira, a homologação de urgência para a vacina anticovid chinesa Sinopharm, anunciou o diretor-geral desta agência, Tedros Adhanom Ghebreyesus. O comitê de especialistas da OMS recomendou o imunizante chinês para as pessoas de mais de 18 anos. O produto já foi autorizada por 45 países e jurisdições para uso em adultos, com 65 milhões de doses administradas.

O documento da OMS inclui resumos de dados de ensaios clínicos na China, Bahrein, Egito, Jordânia e Emirados Árabes Unidos. A eficácia da vacina em ensaios clínicos de fase III em vários países foi de 78,1% após duas doses, disse o documento. A eficácia na prevenção da hospitalização foi de 78,7%, mas a chance de prevenção da gravidade "não foi estimada". A maioria das reações adversas foram ligeiras a moderadas, sendo as dores no local da injeção, dores de cabeça e fadiga as mais frequentes.

Os Emirados Árabes Unidos aprovaram uma vacina Sinopharm no início de dezembro de 2020, tornando-se o primeiro país estrangeiro a aprovar a vacina Covid-19 desenvolvida pela China. Pequim se comprometeu a compartilhar a vacina a um custo justo – um impulso potencial para os países asiáticos mais pobres, que de outra forma dependem da distribuição limitada oferecida pelo esquema Covax. 

AFP e Correio do Povo