person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Países sul-americanos condenam onda de violência no Equador

Em nota conjunta, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Guiana, Suriname, Peru, Uruguai e Venezuela manifestaram repúdio ao atual momento vivido pelo país

Exército do Equador tenta conter onda de violência no país | Foto: STRINGER / AFP

Em nota conjunta, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Guiana, Suriname, Peru, Uruguai e Venezuela, membros do Consenso de Brasília, manifestaram "seu mais enérgico repúdio" à violência cometida por criminosos no Equador. Segundo o portal R7, o grupo transmite "seu explícito e inequívoco respaldo e solidariedade ao povo e às autoridades equatorianas em sua luta contra as ações do crime organizado".

Conforme a nota, "O Consenso de Brasília unirá esforços para combater de forma coordenada esse flagelo que afeta toda a região, conforme os princípios do direito internacional e das leis internas de cada país sul-americano". "Fazemos votos pelo pronto estabelecimento da segurança e da ordem pública nos marcos do Estado de direito e da institucionalidade vigente no Equador, com apreço e respeito pela democracia e pelos direitos humanos", dizia o comunicado.

Ainda segundo a notícia, a onda de violência no país foi tema de reunião nesta quarta-feira (10), entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o assessor especial Celso Amorim no Palácio da Alvorada.

Correio do Povo