person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Paralisação de trabalhadores ferroviários deve afetar trens na Alemanha

Funcionários de três aeroportos também iniciaram greve no país

| Foto: Mauren Xavier / Especial / CP

Reivindicando reajustes salariais, os trabalhadores ferroviários da Alemanha estão organizando uma paralisação prevista para ocorrer das 3h da madrugada até as 11h da manhã desta sexta-feira. Anunciada pelo sindicato ferroviário e de transporte (EVG), a greve deverá afetar os trens em todas as cidades. 

Esse é um dos principais meios de transporte entre as cidades na Alemanha. Apesar de a greve ter previsão para terminar no final da manhã, os impactos deverão ser sentidos ao longo do dia com cancelamentos e reagendamentos. 

A expectativa é de que as operações nos aeroportos seguirão mantidas. Porém, funcionários dos aeroportos de Düsseldorf, Colônia/Bonn e Hamburgo começaram hoje greve que deve durar até amanhã.

A economia da Europa tem sido fortemente impactada pela inflação. No final de março deste ano ocorreu uma grande paralisação no transporte, envolvendo trens, ônibus, aeronaves e embarcações. Segundo a imprensa local, o sindicato exige 10,5% a mais de salários para os cerca de 2,5 milhões de funcionários do setor público e pelo menos 500 euros a mais de salário por mês.

Mauren Xavier