person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Pelosi fala com chefe militar sobre formas de evitar que Trump use códigos nucleares

Presidente deve entregar o poder a Joe Biden em 20 de janeiro

Reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira | Foto: Alex Wong / Getty Images via AFP / CP

A chefe da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou nesta sexta-feira que conversou com um chefe militar para garantir que o presidente Donald Trump não use códigos nucleares e advertiu que o Congresso agirá se o presidente não renunciar voluntariamente.

"Esta manhã falei com o presidente do Estado-Maior Conjunto, Mark Milley, para discutir as precauções disponíveis para evitar que um presidente instável inicie hostilidades militares ou acesse códigos de lançamento e ordene um ataque nuclear", afirmou a líder dos democratas no Congresso. O porta-voz de Milley, coronel Dave Butler, confirmou à AFP a ligação de Pelosi a seu chefe, mas não deu detalhes sobre o que foi discutido entre eles. Ele simplesmente disse que Milley havia "respondido às suas perguntas sobre a cadeia de comando nuclear".

 

"A situação com este presidente desequilibrado não poderia ser mais perigosa", continuou Pelosi, prometendo que o Congresso tomará "medidas" se Trump "não deixar o cargo iminente e voluntariamente". O presidente deve entregar o poder a Joe Biden em 20 de janeiro.

Carta aos democratas

Pelosi tambem divulgou carta nesta sexta a seus colegas de Partido Democrata. Na mensagem, ela comenta que ainda não ouviu uma posição do vice-presidente, Mike Pence, sobre a possibilidade de que ele invoque a Emenda 25 da Constituição para, com o apoio do gabinete atual, afastar o presidente Donald Trump da Casa Branca.

Pelosi disse que ainda espera ouvir alguma posição de Pence sobre o assunto. Segundo ela, o vice e a maioria do gabinete "devem honrar o juramento à Constituição e ao povo americano" e afastar Trump.

A deputada democrata acusa o presidente de ter incitado os manifestantes que invadiram o Capitólio na quarta-feira, durante a sessão de certificação da vitória de Joe Biden. Ela lembrou o fato de que, no passado, o próprio Partido Republicano rechaçou Richard Nixon, que renunciou.

Caso Pence não avance com a questão, Pelosi garantiu que o Congresso seguirá adiante com um processo de impeachment contra Trump por sua postura nesta semana.

AFP e AE