person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prefeito deposto de Istambul promete "revolução" democrática

Após recursos de Erdogran, oposição denuncia anulação de vitória como golpe

Erdogran alega "irregularidades em massa" em vitória de Imamoglu | Foto: Bulent Kilic / AFP / CP Memória

O prefeito de Istambul destituído de seu mandato, Ekrem Imamoglu, afirmou à AFP que vai fazer uma "revolução" democrática e vencer as eleições municipais convocadas após a polêmica anulação de sua vitória nas urnas. "O que estamos fazendo é travar um combate pela democracia, uma mobilização pela democracia. Isso vai se traduzir numa revolução uma vez que chegarmos ao seu fim", declarou Imamoglu em uma entrevista à AFP.

As autoridades eleitorais turcas anularam na segunda-feira o votação municipal de 31 de março vencida em Istambul por Imamoglu, depois de recursos apresentados pelo partido do presidente Recep Tayyip Erdogan denunciando "irregularidades em massa". A anulação foi denunciada pela oposição como um "golpe contra as urnas" e provocou preocupação entre os países ocidentais.

Ao tomar esta decisão, o Alto Comitê Eleitoral (YSK) infligiu "um golpe terrível à democracia na Turquia", lamentou Imamoglu, de 48 anos. "A eleição municipal em Istambul se tornou um combate pela democracia", afirmou, acrescentando que contava, em sua segunda campanha, "dar esperança a todo o mundo enviando ondas positivas e testemunhando o respeito". Em 31 de março, Imamoglu derrotou o candidato do partido AKP (conservador islâmico), o ex-primeiro-ministro Binali Yildirim, com 13.000 votos de diferença.

AFP