person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Rússia não descarta tomar o "controle total" das principais cidades ucranianas

País faz nova rodada de negociações com a Ucrânia hoje

| Foto: Aris Messinis / AFP / CP

O exército russo não descarta tomar o controle total das principais cidades da Ucrânia, advertiu nesta segunda-feira o Kremlin, cujas forças cercam vários centros urbanos do país.

"O ministério da Defesa, para garantir a máxima segurança da população civil, não descarta a possibilidade de tomar o controle total das principais cidades que já estão cercadas", disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, antes de afirmar que até o momento o presidente Vladimir Putin não ordenou um ataque deste tipo.

Também afirmou que neste caso seriam preservados os corredores humanitários. Peskov também rebateu as afirmações de que Vladimir Putin estava "decepcionado porque seus soldados não estão progredindo de maneira suficiente".

Acompanhe o avanço das tropas russas na Ucrânia a cada dia 

Mais uma rodada de conversas

A quarta rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia começou na manhã desta segunda-feira, por videoconferência - afirmou Mykhailo Podoliak, negociador e conselheiro do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Podolyak afirmou hoje que as negociações com a Rússia estão em andamento, embora difíceis. Ele atribuiu as divergências às diferenças nos sistemas políticos dos dois países. "O (sistema) da Ucrânia (visa) diálogo livre dentro da sociedade e um consenso obrigatório. O da Rússia é um ultimato de supressão da própria sociedade", disse.

AFP